14º Dia – Rio Gallegos –> Comodoro Rivadavia – 08/01/2016

Depois da epopeia que foi ontem e apenas 4 horas de sono pegamos a estrada novamente com destino a Comodoro Rivadavia, Rio Gallegos é uma cidade de tamanho médio junto ao mar mas sem grandes atrativos, saímos por volta de 8:30 e logo no inicio da rodovia mais uma doce surpresa, um protesto bloqueava a rodovia e segundo a policia depois de um acordo entre os manifestantes e eles a estrada seria liberada as 11:00 horas, ou seja, mais 2 horas parado perdendo tempo, fazer o que paciência, era por volta de 15 pessoas protestando bloqueando a rodovia com pneus, havia mais policiais do que pessoas no protesto, a situação aqui na Argentina está complicada em vários setores, este protesto é relativo a empresa UOCRA que declarou falência e dispensou muitos funcionários, é o tipo de protesto que não leva a nada na minha opinião já que sem imprensa e adesão em massa dos funcionários pouco acontece é apenas uma subversão da pirâmide de Maslow, onde já que as necessidades básicas não são atendidas vamos exercer, ainda que momentaneamente, o PODER de controlar o direito de ir e vir das pessoas, porém faz parte estávamos cansados porém viajando e eles infelizmente desempregados.

Carretera liberada seguimos nosso caminho, 1 hora depois a surpresa número 2, outro protesto, outra empresa!!!!! É os argentinos gostaram de nós, foram mais 30 minutos parado antes de seguir viagem novamente.

Felizmente não encontramos mais protestos paramos no restaurante do Migué e tivemos um almoço decente depois de 48 horas, Lomo a Lo Pobre (Mega bife com ovo), tudo que vai ovo por cima é a Lo Pobre, eu gosto.

A paisagem agora começa a mudar e o frio a diminuir, deixamos de ser os homens cebola e agora como as aves migratórias seguimos para o norte em busca de calor, no caminho muitos guanacos, emas e raposas, alias guanacos aqui são como praga sempre temos que frear para não atropelar e fazer churrasquinho de guanaco, estamos desenvolvendo uma teoria sobre quem é o predador deste animal sui genere, ele é grande demais para as raposas, tem-se basicamente o puma como predador, mas é muito guanaco pra pouco puma então encontramos muitos guanacos mortos presos nas cercas junto a rodovia, fica a impressão que é suicídio provavelmente por uma crise de identidade pois ele não chega a ser uma LLAMA e nem um VEADO, então nesta dúvida cruel e na falta de um  bom ansiolítico (Rivotril) pulam na cerca, outro predador são os carros que pelo que vimos a inteligência não é o forte deste bicho, mas mesmo assim são muitos. ( Talvez viajamos na teoria, mas só vindo aqui para entender)

Seguimos em direção a Comodoro e faltando alguns quilômetros começamos a rodar junto ao mar, muito bonito por sinal, mas apenas para ver já que as praias são de pedras e a água gelada, em uma das praias encontramos os leões marinhos e fomos dar um oi, como já disse gosto de ver o animal no seu habitat, são muito leões e na turma que vimos com 2 machos visivelmente maiores e pretos enquanto as fêmeas são marrons, leões suficientes para uma  vida inteira, são barulhentos e fedidos, muito fedidos, junto a eles vários estavam mortos aparentemente por brigas ou os menores por esmagamento, interessante esta natureza, um deles inclusive quis comer meu amigo no sentido antropofágico da  coisa, mas eles são bem lentos na terra dá para chegar bem perto deles, mas pelo odor você vai querer sair rapidinho, melhor levar um guanaco de estimação.

Chegamos as 8:30 da noite na cidade de Comodoro Rivadavia depois de muito rodar achamos um hotel, ficamos no primeiro que encontramos só foi difícil combinar tudo pois a menina estava mais interessada no WhatsUp do que atender o cliente, tomamos banho e partimos em busca do jantar e ai a coisa complica de vez, uma cidade de 200 mil habitantes e nada de restaurante, aqui o negócio é Polleria( frango assado) e rotiseria, parece que ninguém come fora de casa e em plena sexta a cidade morta.

Entrei em uma rotiseria e perguntei onde eu achava um Comedor, meu amigo aqui estranhou, mas vamos lá, depois de 1 hora e já quase desistindo achamos um restaurante o Parrila “La Minuta”, um lugar muito interessante como vocês verão ai nas fotos, a dona Cristina nos atendeu muito bem uma tiazinha que tem 7 filhos e é dona deste restaurante, disse que o prato custava 150 pesos podia ser milanesa ou frango, ou merluza, perguntei o que acompanha, ela devolveu a pergunta o que você quer, batatas fritas, ovo, salada? Perguntei quanto e a surpresa: 150 pesos, ou seja, pode pedir todos os acompanhamentos que vai ser o mesmo preço, obviamente pedimos tudo e comemos como dois condenados a esperar na fila de protesto e balsa.

Recomendo quem for passar por esta cidade que vive do porto e do petróleo a conhecer este restaurante, dona Cristina tem um filho que é dançarino no Senor Tango em Buenos Aires a casa de tango mais famosa do pais e é namorado de uma brasileira que segundo ela não parece brasileira uma loira de Curitiba que dança com ele.